Política de patrocínio

A política de patrocínio da Unimed Nordeste-RS norteia as ações de comunicação e relacionamento da cooperativa com todos os seus públicos, em consenso com a política de responsabilidade social, que visa a trabalhar em prol da qualidade de vida, priorizando ações focadas nas metas do milênio pela Organização das Nações Unidas.

A política de patrocínio visa a valorização institucional da marca, em conjunto com o cumprimento sócio ambiental da cooperativa e a concretização dos conceitos vinculados a missão e valores.

A Unimed Nordeste-RS busca realçar sua imagem institucional e social, por meio do apoio a projetos vinculados ao seu posicionamento estratégico e de comunicação, com o objetivo de, junto a comunidade e clientes, gerar novos negócios, promover saúde, qualidade de vida e bem-estar, incentivar cultura e educação, além de valorizar seu relacionamento institucional e comercial.

As ações focadas nas metas do milênio contribuem para amenizar os oitos maiores problemas do mundo, que são acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids a malária e outras doenças; qualidade de vida e meio ambiente; e todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

  • Vincular as ações de patrocínio e apoio à missão institucional da empresa e seus objetivos estratégicos e de comunicação
  • Estar de acordo com o orçamento anual disponível
  • Descentralizar geograficamente a distribuição dos recursos de patrocínio e apoio, no âmbito da área de atuação da Unimed Nordeste-RS, tanto no aspecto da localização das entidades proponentes, quanto no do público beneficiário dos projetos, e, sempre que possível, evitar concentração em determinadas regiões
  • Promover saúde, qualidade de vida e bem-estar
  • Promover o desenvolvimento humano, a educação e a autoestima da comunidade atingida
  • Promover a igualdade de gênero e as diversidades étnica e cultural
  • Promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável
  • Atender o interesse coletivo da comunidade
  • Consolidação da ação proposta com os objetivos estratégicos e de comunicação da cooperativa
  • Inclusão dentre os temas apoiados pela cooperativa
  • Não existência de restrições quanto aos temas e formatos do projeto
  • Projetos que ofereçam benefícios reais aos clientes e à comunidade
  • Qualidade geral da ação pretendida
  • Criatividade e objetividade
  • Abrangência geográfica focada na região de atuação da Unimed Nordeste-RS
  • Segmento e tamanho do público atendido
  • Viabilidade técnica e financeira
  • Compatibilidade entre custos e benefícios

A Unimed Nordeste-RS está à disposição para avaliar novos projetos, que permitam a execução de ações entre os seguintes temas:

SAÚDE

  • Ações, campanhas, eventos ou doação de plano de saúde que tenham como objetivo a melhoria da qualidade de vida, a promoção da saúde e estímulo de hábitos saudáveis.

EDUCAÇÃO

  • Programas, ações, eventos e cursos que tenham como objetivo a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.

CULTURA

  • Programas, ações, campanhas ou eventos que alcancem diversos níveis de produção artística, valorizando as manifestações regionais da arte e promovendo a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais.

MEIO AMBIENTE

  • Programas, ações, campanhas ou eventos que visam ao incentivo à proteção ambiental e à difusão da consciência ecológica.

ESPORTE

  • Programas, ações, campanhas ou eventos que busquem promover, por meio do esporte, mais saúde e qualidade de vida. O patrocínio de esportes coletivos é preferencialmente oferecido, em comparação com os de atletas individuais. Além disso, quanto maior a visibilidade do público, melhor.

A Unimed Nordeste-RS não patrocina os seguintes projetos de ações ou eventos:

  • Que sejam ligados à exposição de alto risco, como automobilismo, esportes radicais (em casos de modalidades de luta, serão aprovadas somente solicitações que estiverem atreladas ao Programa de Voluntariado da Unimed)
  • Que tenham patrocínio, apoio ou participação de empresas que se configurem concorrentes da cooperativa
  • Que gerem estímulo ao consumo de bebida alcoólica, drogas, cigarros ou assemelhados
  • De caráter político-partidário
  • De caráter religioso ou vinculado a seitas
  • Que tragam prejuízos à sociedade ou ao meio ambiente
  • Que provoquem maus tratos aos animais
  • Com má reputação, falta de integridade e/ou prejudiquem a imagem da cooperativa
  • Cuja organização não tenha bom conceito perante a sociedade
  • Com abrangência geográfica ou público-alvo fora da área da Unimed Nordeste-RS
  • De ação discriminatória (ofensas aos direitos das minorias, preconceitos de qualquer espécie, etc.)
  • Festivais, festas e feiras que não trazem temas relevantes para a marca

Os projetos que estão de acordo com a política de patrocínio da Unimed Nordeste-RS e em consenso com a política de responsabilidade social podem receber recursos financeiros, materiais, brindes ou serviços.

A Unimed Nordeste-RS segue a mesma política de patrocínio para disponibilizar atendimento médico nos eventos. O serviço fica restrito aos projetos que estão de acordo com os temas aprovados pela sua política e que não têm nenhuma das restrições.