Reajuste Anual

 

Reajuste dos planos de saúde individuais/familiares é de 13,55% em 2017

 

A Unimed Nordeste-RS segue as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os cálculos de reajustes anuais dos planos de saúde individuais/familiares. Em 2017, foi fixado um percentual de acréscimo de 13,55% (treze vírgula cinquenta e cinco por cento) para todos os contratos firmados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. A metodologia aplicada pela ANS para obter o índice é a mesma desde 2001. Em caso de dúvida, os consumidores podem entrar em contato com a Unimed Nordeste-RS pelo telefone 0800 512100.

O índice de reajuste autorizado pela ANS pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato, com a permissão de cobrança do valor retroativo. A relação dos reajustes autorizados encontra-se permanentemente disponível na página da ANS na internet: www.ans.gov.br.

Como o percentual de reajuste é liberado depois da data de aniversário de alguns contratos, há clientes que precisam pagar diferenças retroativas. Veja na simulação abaixo como se dá a cobrança de um plano de saúde com aniversário em maio com mensalidade de R$ 100,00.